11 curiosidades sobre a Grécia

Você já leu bastante sobre Atenas, sobre o Partenon e sobre o Monte Olimpo, certo? Mas o que a gente gosta mesmo de saber são fatos inusitados e até divertidos de cada país. Neste post vamos falar 11 curiosidades sobre a Grécia.

1. Comidinhas gregas

Os gregos valorizam os petiscos (também conhecidos como meze), junto com alguns drinks. É bastante comum ver em restaurantes essa seleção de acepipes tradicionalmente servidos com ouzo, uma bebida alcoolica feita à base da anis. Após as refeições, frequentemente somos servidos de pequenas fatias de Portokalopita, uma torta de laranja  deliciosa.

2. As famosas ilhas gregas

O litoral grego é recheado de ilhas. São cerca de 6.000 ilhas e ilhotas espalhadas através dos mares Egeu e Jônico, mas essa não é a maior das curiosidades da Grécia: apenas 227 são habitadas. As mais famosas fazem parte das Cíclades, dentre elas Mykonos, Ios e Santorini.

 

 

3. Olho grego…ou turco?

Até os dias de hoje existe uma batalha cultural relacionada à quem pertence a origem do conhecido olho azul – se é da Turquia ou da Grécia. Tanto que muitas pessoas somente o chamam de Olho do Oriente. O adorno é um talismã contra a inveja e o mau-olhado, e também é conhecido como um símbolo da sorte, contra energias negativas.

 

 

4. Atenas, a verdadeira cidade eterna

A capital do país, Atenas, é a maior cidade da Grécia e uma das poucas cidades antigas do mundo ainda habitadas. Ela foi fundada há 6 mil anos e desde então sempre foi o centro político e econômico do país.

 

 

5. Amor pelo azeite

O país é o maior consumidor per capita de azeite do mundo, consumindo 21 quilos por ano. É muito comum ver em restaurantes vidros e mais vidros de azeite, e eles combinam com praticamente todas as comidas servidas. Em um ano, são produzidas na Grécia 2,5 milhões de toneladas de azeitonas.

 

 

6. O alimento mais básico também é um dos mais importantes

O pão é considerado para os gregos como um dom de Deus, então não é raro você encontrar pessoas mais velhas fazendo o sinal da cruz antes de cortar para abençoá-lo.

 

 

7. Um povo pacífico

A fim de evitar uma briga, os gregos têm um costume um pouco diferente. Quando duas pessoas dizem a mesma coisa ao mesmo tempo, imediatamente dizem “piase kókino” um para o outro e ambos têm que tocar em algo vermelho que tenha em volta –  e pronto, a briga está terminada!

 

 

8. O amor e a maçã

Na Grécia Antiga, os apaixonados tinham o hábito de arremessar maçãs em seus interesses românticos como forma de declarar seu amor. Existem até quadros renascentistas que retratam cenas como essa!

 

 

9. Os primeiros astrônomos

Na lista de curiosidades da Grécia  também temos o fato de que a teoria de que os planetas do sistema solar giram ao redor do Sol foi proposta pela primeira vez no século 3 a.C. por um matemático e astrônomo grego chamado Aristarco de Samos.

 

 

10. A famosa cor azul

Quase a terminar a lista de curiosidades sobre a Grécia falamos da famosa cor azul. Muitas estruturas gregas, como móveis, janelas, portas e cúpulas de igrejas são pintadas de azul-turquesa, especialmente nas ilhas Cíclades. Essa cor é usada por causa de uma antiga crença de que esse tom de azul mantém o mal afastado. Eles chamaram a cor kyanos, que deu origem às palavras “ciano” e “cianeto”.

 

 

11. Para afastar o mal

Para muitas pessoas é falta de educação, mas uma das curiosidades sobre a Grécia é que esta atitude, lá é uma maneira de afugentar o mal e se auto proteger de energias ruins: soltar uma lufada de ar pela boca, com os lábios franzidos, simulando uma cuspida. Quando um grego vê uma pessoa querida, é muito comum os dois cuspirem em si mesmo como um rápido “ritual de proteção”.

 

 

Fonte: https://turismo.eurodicas.com.br/

Compartilhar:

Contato

Cadastre seu e-mail e receba promoções exclusivas!

Seu Telefone (obrigatório)