15 Curiosidades sobre o Laos

Muitas vezes ofuscado pela popularidade dos países vizinhos mais famosos como Tailândia, Vietnã e Camboja, Laos não é um país menos fascinante que os citados.

 

 

Este país asiático possui templos espetaculares, procissões de monges, lugares associados a uma natureza intocada e diversos outros aspectos que o tornam muito atraente e que merece ser conhecido.

 

 

Laos é sem dúvidas, o mais enigmático dos três estados que compunham a Indochina francesa, que acabou com o regime colonial e os conflitos internos, encontrando-se durante anos em um estado de isolamento que têm mantido uma espécie de aura mágica.

 

 

A ausência de influências externas oferece ao visitante, a oportunidade de entrar em contato com um estilo de vida que permaneceu ancorado no tempo e que permite viver fora das experiências comuns.

 

 

Confira 15 curiosidades sobre Laos!

1. A cachoeira Khone Papeng, localizada no Laos, é a maior cachoeira no sudeste da Ásia.

 

 

2. O Laos foi o país mais bombardeado do mundo, durante a guerra do Vietnã, com mais de 2 milhões de bombas lançadas em seus territórios.

 

 

3. O pico mais alto do Laos, Phou Bia, ainda está fechado para o turismo devido a munições da guerra não-detonadas que ainda estão presentes no território.

 

 

4. Em Phonsavan e áreas circunvizinhas, moradores reciclam o resto dos resíduos da guerra para criar objetos comuns como cadeiras ou mesas.

 

 

5. Se você entrar no Laos por terra, fique com dinheiro suficiente por alguns dias. Em muitas cidades não há caixas eletrônicos, mas existem câmbios.

 

 

6. Não espere cidades superpopulosas ou arranha-céus no Laos, este país é caracterizado pela sua tranquilidade.

7. Luang Prabang, patrimônio mundial da UNESCO, é a cidade mais bonita do Laos e com o melhor mercado noturno existente na Ásia.

 

 

8. Se você aprender um pouco do vocabulário de Laos, desfrutará mais da experiência e ficará bem em algumas situações do dia a dia. Listamos algumas palavras mais pronunciadas no país:

  • . Sabaidee (olá).
  • . Job Chai (obrigado).
  • . Bo Job Chai (não, obrigado)
  • . Sef lai (delicioso)
  • . Sob di (adeus).
  • . Nam lai (bonita).
  • . Noa la fandi (boa noite).
  • . Hiu huau (estou com fome).
  • . Penlai (caro).
  • . Hau dai? (quanto custa?).

9. A cerimônia “Baci” é uma cerimônia específica para eventos como casamentos e nascimentos, para abençoar um novo projeto e também é um bom presságio para os monges novatos antes de entrar nos templos. Pode ser realizado todos os dias da semana de forma compatível com um dia favorável no calendário lunar.

 

 

10. Moradores de Laos, acreditam que o ser humano é uma união de 32 membros e que cada corpo deve proteger o espírito. Esses espíritos às vezes erram do corpo, causando um desequilíbrio alma que poderia levar à doença. A união do corpo com o fio branco representa a união dos 32 espíritos ao corpo em perfeito equilíbrio e é um bom presságio e prosperidade.

 

 

11. Se você estiver em Luang Prabang, faça o sacrifício de acordar muito cedo em uma manhã. Às 6 horas, os monges deixam seus mosteiros para a busca diária.

 

 

12. Ao longo das ruas sentam-se homens e mulheres em suas esteiras com cestos de vime cheios de arroz quente, recém cozido.

 

 

13. Uma longa e silenciosa procissão de monges vestidos de laranja passa pelas ruas para apanhar punhados de arroz, enquanto o sol nasce e o único ruído é o canto dos pássaros. Você pode comprar sacolas de comida de vendedores de rua e participar do ritual: alguém certamente irá colocá-la em sua esteira.

 

 

14. Não toque nos monges, coloque a comida no recipiente que eles lhe dão e seja rápido com os mais jovens, porque eles andam com pressa.

 

 

15. No Laos, você pode saborear excelentes croissants e baguetes, graças à influência francesa, é uma das tradições do país. Além disso, a cerveja Beerlao é considerada uma das melhores do mundo.

 

 

Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/