TITLE

DESCRIPTION

Comidas tipicas da Índia – temperos, ingredientes e pratos

Poucos países no mundo mexem tanto com o nosso imaginário quanto a Índia! Dona de uma cultura milenar e diferenciada, é o destino de quem viaja em busca de paz e elevação espiritual. Há quem diga que uma única passagem por lá muda a pessoa para sempre!

 

 

A experiência pelo país resulta na renovação de energia e visão ampliada de mundo, além do entendimento diferente sobre a própria humanidade e sua complexidade. As diferenças sociais, a fé hindu, os costumes peculiares e construções majestosas causam impactos expressivos no visitante.

 

 

Além da explosão de cores, surpresas e contrastes vistos pelas ruas e estradas, a Índia promove outro tipo de imersão que deixa marcas profundas em quem a visita: a culinária. Um festival de sabores e aromas se misturam, circulando pelas ruas, restaurantes e corredores dos grandes mercados.

 

 

A culinária indiana é tida como uma das melhores do mundo e seus temperos acabaram completando receitas de outros países. Quem nunca deu aquele toque final em carnes usando o curry? Pois bem, conheça, a seguir, os traços mais marcantes dessa culinária muito especial, além dos pratos típicos da Índia e os ingredientes utilizados.

 

 

Sobre a Índia

A Índia está localizada na Ásia Meridional e é dona de uma história milenar que remonta aos primórdios da humanidade. Antiga colônia britânica, é o segundo país mais populoso do mundo, além de ser o sétimo em extensão geográfica. Tanto território guarda, também, vários idiomas – são mais de 18 línguas oficiais.

 

 

Principais temperos utilizados

Uma simples volta pelos mercados indianos dão a dimensão da quantidade de temperos utilizados nos pratos do país. A partir daí, dá para compreender porque a culinária tem receitas com sabores tão marcantes. Mas, alguns temperos e especiarias são mais utilizados. Saiba quais são:

  • Masala: é o tempero mais usado nos pratos indianos e combina várias especiarias de cheiros e sabores fortes. O curry é um dos exemplares mais conhecidos e foi disseminado por todo o mundo. A combinação da masala pode variar de acordo com o cozinheiro, mas normalmente, traz cardamomo, anis, açafrão, cominho, canela, gengibre, noz, cravo, canela, pimenta do reino e pimenta branca.
  • Sambar: condimento ralo que pode ser servido como sopa
  • Chutney: molhos feitos de tomate, hortelã, coco e outras ervas.

 

 

 

Os principais pratos típicos da Índia

Antes de começarmos, é importante dar uma informação muito importante sobre como comer na Índia. Sempre coma com a mão direita usando arroz (no sul) ou o pão (no norte) como talher. A mão esquerda é reservada para “as coisas sujas”, portanto, não a use para comer.

 

 

No norte, o pão é cortado com o polegar e os dedos da mão enquanto, no sul, os dedos da mão direita são usados para fazer uma bolinha de arroz com legumes, molhos e iogurte. Porém, os restaurantes servem os pratos com talheres ocidentais caso o cliente peça.

 

 

Outra observação é que a maior parte dos indianos é vegetariana graças à influência do hinduísmo. Por lá, a vaca é um animal sagrado e jamais deve servir como alimento. Por isso, tenha consciência de que, nos restaurantes, há o risco de encontrar, apenas, pratos que não levem carne.

 

 

Samosa

Uma das iguarias mais populares da Índia, a samosa é um tipo de pastel frito que pode ser recheado com carne ou lentilhas. Sempre, claro, temperados com muitas especiarias. Algumas versões trazem, também, pimenta, molho de hortelã e tamarindo.

 

 

Meen Moilee (Curry de peixe)

Outro prato muito popular na Índia, tem modos de preparo diferentes conforme a região do país. O preparo mais comum leva peixe, coco, tomate e especiarias.

 

 

Frango Tandoori

O tandoor é um tipo de forno de barro tradicional no qual os indianos preparam seus pratos. Os pratos tandoori, habitualmente, levam ingredientes mais simples, como frango marinado em iogurte, limão, alho e especiarias. Servido com salada de cebola e naan.

 

 

Dal

Sopa de lentilhas presente na maior parte dos pratos indianos. A maioria das pessoas na Índia é vegetariana, por isso, acaba sendo uma boa fonte de proteínas.

 

 

Chaat

O prazo é muito consumido na região de Mumbai e deve ser comido com a mão direita. Na receita, massa frita misturada a pasta de pimenta vermelha, batata, arroz, cebola picada, coentro e molho de tamarindo. Você, também, pode encontrá-lo com lentilha ou recheio de batata com chutney adocicado.

 

 

 

Bebidas típicas da Índia

Claro que tanta comida precisa ser acompanhada de uma bebida, não é verdade? Não se preocupe pois, a Índia tem bebidas típicas deliciosas, como os famosos chai (chá). Veja algumas delas:

 

 

Lassi

Refresco característico da Índia feito com água de rosas, iogurte, gelo e frutas.

 

 

Masala Chai

Bebida feita com chá preto e especiarias. Pode ser consumido com leite.

 

 

Consigo comer sem pimenta na Índia?

Os pratos indianos, como vimos, são bem apimentados e podem causar certa estranheza para quem não está muito acostumado. Mas, é possível diminuiu um pouco o teor desse tempero nos restaurantes. Se este for o seu caso, ao pedir um prato, frise “no chilli, no pepper, no masala”.

 

 

É um verdadeiro mantra para quem quer dar uma escapada das fortes especiarias. Mas, vale o recado de que, nem sempre, eles conseguem acatar o pedido. Outra dica é ter, sempre, um doce em mãos para quebrar um pouco o sabor da pimenta.

 

 

Fonte: https://escolaeducacao.com.br/

Compartilhar:

Contato

Cadastre seu e-mail e receba promoções exclusivas!

Seu Telefone (obrigatório)