Como escolher o melhor tipo de mala de viagem

Antigamente era mais fácil escolher um tipo de mala de viagem, mas, com o passar do tempo, as opções de tamanhos e materiais mudaram. Existem diversos tipos de malas e é importante encontrar a ideal para você viajar. Confira aqui algumas dicas de como escolher o melhor tipo de mala de viagem!

Tipo de Material

Existem, basicamente, três tipos de materiais de malas: flexíveis, semi-flexíveis e rígidas.

 

 

As malas flexíveis são as de pano mais grosso e mais fáceis de encontrar como malas de mão e sem rodinhas. A vantagem é que ela pode ser mais barata e mais maleável, ajustando-se ao que você está levando na mala. Outro benefício desse material é que você pode lavar e tê-la sempre como nova!

 

 

A desvantagem fica por conta da falta de impermeabilização. Ela pode molhar consideravelmente por dentro caso tome chuva. Nesse caso, pode ser que você precise comprar outra em breve, dependendo da frequência com que viaja.

 

 

As malas semi-flexíveis são mais fáceis de serem encontradas. São de um material impermeável por dentro e tendem a proteger melhor os objetos, evitando que se quebrem no transporte. Este tipo de bolsa pode ser encontrada com um bom preço e em diversos tipos, como malas de mão e necessaires.

 

 

É uma boa opção, pois tende a durar mais. A desvantagem é a sujeira que ela pode aderir com o tempo. Isso porque a limpeza dela é um pouco difícil.

 

 

Já as malas rígidas são também conhecidas por “tipo caixa”, a maioria delas é feita de polipropileno bem duro e possuem garantia de fabricante. Ela resiste até a marteladas, dependendo da qualidade da mala.

 

 

Existe uma variedade de cores e marcas para essa mala, o que faz com que o preço também varie bastante. A vantagem é que você pode transportar qualquer coisa sem o risco de quebrar. Além disso, é um tipo de mala mais leve e o peso da bagagem fica por conta dos seus objetos.

 

 

A desvantagem é que, dependendo da qualidade, ela pode rachar, quebrar com alguma pancada e riscar facilmente.

 

 

Rodinhas

Há quem goste de malas sem rodinhas e prefira levar tudo na mão, mas a praticidade é um ponto importante na hora de viajar. Quanto menos esforço, melhor!

 

 

As malas de duas rodinhas são mais fáceis de encontrar e têm preços mais acessíveis. Não é difícil de carregar, mas,  dependendo do que levar, será necessário trocar de mão para carregá-la.

 

 

As malas de quatro rodinhas normalmente giram 360º, o que facilita na hora de carregar. Também é possível o transporte de lado, o que ajuda na hora de passar em algum local estreito.

 

 

Tamanho

Os tamanhos dependem muito do viajante e da duração da viagem, mas é importante lembrar que, normalmente, compramos lembranças e coisas a mais nas viagens. Então, não escolha uma mala tão pequena, a menos que realmente não precise.

 

 

Lembre-se de levar uma mala de mão no ônibus com itens pessoais e documentos. É importante ressaltar que essa mala deve caber no bagageiro, por isso, não pode ser muito grande. Uma bolsa de viagem ou uma mochila com certeza irão te atender!

 

 

Parte Interna

A parte interna da mala é um dos critérios importantes na hora de escolher o melhor tipo de mala de viagem. Algumas podem  ter abertura na tampa com uma tela ou um tecido para guardar roupas e sapatos. Outras possuem bolsos internos para objetos pequenos e de higiene pessoal, além de cintos para prender as roupas.

 

 

Outras malas possuem abertura em zíper ou velcro no meio, sendo possível dividir as roupas e itens igualmente. No momento da escolha, vai muito do gosto do viajante e da quantidade e tipos de itens que serão levados.

 

 

Segurança

Algumas malas são vendidas com cadeados de senha, outras com cadeado simples de chaves. As mais caras possuem um cadeado embutido na própria mala.

 

 

Seja qual for, a segurança é um fator importante na hora de viajar. Escolha uma mala que não seja fácil de ser violada e que não tenha um zíper frágil.

 

 

Fonte: https://www.guichevirtual.com.br