TITLE

DESCRIPTION

Curiosidades sobre o Camboja

Com cultura e tradições que estão entre as mais antigas da história do Sudeste Asiático e que sobreviveram aos tempos modernos, o país Camboja intriga e fascina pessoas no mundo inteiro.

Apesar desse país ser um dos mais bonitos da Ásia, ele ainda é relativamente desconhecido. Você já ouviu falar sobre Khmer Vermelho ou Phnom Penh, não? Então confira uma lista com 10 coisas que você precisa sobre o Camboja.

 

 

1. Contexto histórico

O Reino do Camboja é um país do sudeste da Ásia cuja capital é Phnom Penh. No século XIX, o país tornou-se um protetorado francês e recuperou sua independência apenas em 1953, após a guerra da Indochina.

 

 

O final da década de 1960 foi marcado por um período de guerra civil, dividindo as forças do governo, apoiadas pelos Estados Unidos, e rebeldes comunistas Khmer Vermelho, apoiados pela China.

 

 

Em 1975, o Khmer Vermelho assumiu o poder e estabeleceu uma ditadura maoísta que matou cerca de 1,7 milhão de pessoas. A ditadura só chegou ao fim em 1978 com a intervenção do Vietnã.

 

 

Mas a década posterior foi também um período difícil economicamente e politicamente, foi somente a partir da década de 1990, que o país se reconectou com o desenvolvimento econômico.

 

 

2. Etnia dominante

Enquanto muitos países do sudeste da Ásia têm dezenas, às vezes até centenas de tribos e grupos étnicos, a maioria dos habitantes do Camboja é Khmer. A origem do Khmer remonta a 2000 aC e ao Império Khmer e já foi baseado em Angkor Wat, agora um Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

 

3. Idioma exótico

O idioma no Camboja também é chamado de “Khmer”, embora algumas pessoas o chamem de “cambojano”. É uma das línguas mais antigas do sul da Ásia, influenciada pelo sânscrito.

 

 

4. O genocídio fantasma

Devido às ligações ainda fortes com o Khmer Vermelho e com o comunismo, os governos cambojanos, só autorizaram em 2009 o ensino do genocídio cambojano nas escolas. Entre 1975 e 1979, mais de 1,7 milhão de pessoas, cerca de 20% da população da época, foram vítimas do genocídio.

 

 

5. Elefantes selvagens

O Camboja tem duas regiões onde centenas de elefantes vivem em total liberdade: a Província de Mondolkiri e nas Montanhas de Cardamomo. O gado é mal gerido no Camboja e os elefantes nem sempre são bem tratados.

 

 

6. Vítima da Guerra do Vietnã

Durante a Guerra do Vietnã, o país foi bombardeado mais pelos americanos do que todos os países reunidos durante a 2ª Guerra Mundial. Vale lembrar que país não estava oficialmente em guerra, porém o exército norte-vietnamita passava regularmente pelo Camboja através da famosa trilha de Ho Chi Minh.

 

 

7. Uma pequena aldeia tornou-se uma capital

No século XVII, o reino Khmer (futuro Camboja) viu o nascimento de uma pequena aldeia: Prey Nokor. Um evento insignificante para a época, mas desde então, Prey Nokor tornou-se uma das cidades mais prestigiadas do sul da Ásia.

 

 

8. Dança icônica

Algumas danças tradicionais que datam do antigo Camboja, permaneceram na cultura do país, apesar dos tempos conturbados. O mais notável é o Royal Ballet of Cambodia, obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, da UNESCO.

 

 

9. Artes marciais únicas

No Camboja, são praticadas artes marciais que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar e que remontam aos tempos antigos. O Bokator se aproxima do Kickboxing e já foi usado por soldados no campo de batalha. A luta tradicional Khmer ainda é praticada pelos cambojanos.

 

 

10. Arquitetura mitológica

A arquitetura de alguns templos e outras construções do Camboja, inspiram-se nas tradições hindus. Algumas representações da mitologia hindu podem ser vistas, como a garuda, uma criatura de aves relacionada a Vishnu.

 

 

 

Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/

Compartilhar:

Contato

Cadastre seu e-mail e receba promoções exclusivas!

Seu Telefone (obrigatório)