Onde guardar o passaporte em segurança durante a viagem

Por medo de perder ou até de ser roubadas durante um tour para conhecer cada cantinho e apreciar as surpresas que os novos lugares trazem, muitas pessoas optam por deixar o passaporte trancado dentro da mala, no quarto do hotel.

Claro que esses são os piores cenários e ninguém viaja pensando que isso vai acontecer, mas devemos considerar todas as hipóteses quando o assunto é a proteção do único documento que nos permite entrar e sair de diferentes países e, principalmente, voltar para casa.

 

 

O que se pode fazer, em vez de deixar o passaporte original na mala, é providenciar uma cópia autenticada e, esta sim, manter dentro da sua bagagem. Isso também vai ser de extrema ajuda em caso de perda do documento, em que será preciso acionar a embaixada brasileira local.

 

 

E, falando sobre a mala, recomendamos usar os cadeados modelo TSA (Transport Security Administration), que são compatíveis com o sistema de segurança dos aeroportos e, em tese, são menos suscetíveis a arrombamentos.

 

 

Guardar o passaporte no cofre do hotel

Uma vez que entendemos que a mala pode não ser a melhor opção para guardar o passaporte, outra alternativa seria o cofre dos hotéis.

 

 

A maioria dos hotéis atualmente oferece serviços de cofres nos quartos e eles são considerados como uma grande ferramenta de segurança para você deixar itens pessoais ou dinheiro, que não gostaria de levar junto o tempo todo.

 

 

Porém, como qualquer sistema eletrônico de segurança, os cofres podem ser vulneráveis e ter a sua senha manipulada enquanto você estiver fora.

 

 

Não é recorrente, mas esse tipo de problema pode acontecer. Então, imagine o transtorno de voltar de um dia de passeio e não encontrar o seu passaporte?

 

 

Com os sistemas de câmeras de vigilância aos quais os hotéis dispõem e que auxiliam na identificação de qualquer ato estranho nas suas dependências, não é esperado que este tipo de ocorrência aconteça.

 

 

De qualquer forma, não se pode desconsiderar essa hipótese e, por isso, entendo que os cofres não são a melhor opção de onde guardar o passaporte. Ainda mais que o passaporte é o documento oficial no exterior, e você precisará dele caso for solicitado.

 

 

Andar com passaporte no exterior

Andar com passaporte é a melhor maneira de evitar imprevistos.

Apesar de ser frequentemente considerada como a alternativa de maior risco, andar com passaporte no exterior é a melhor opção!

 

 

Esse cuidado com o passaporte é muito importante para que ele não seja esquecido em algum estabelecimento, em um transporte público ou no guichê de entrada de um parque.

 

 

Mesmo assim, ainda que a sensação seja a de que levar o passaporte junto o tempo todo é um grande trabalho, ter seu passaporte com você é a garantia de que ele estará sempre protegido.

 

 

Para começar, usar uma capinha já ajuda a conservar e evitar que o passaporte seja exposto a um banho de suco, respingos de chuva ou até um protetor solar que venha a vazar.

 

 

Outra sugestão é não deixar o passaporte solto dentro da mochila ou da bolsa. A chance de perder o seu passaporte sem nem perceber ao abrir a mochila para pegar um casaco ou aquele lanchinho guardado para o meio da tarde aumenta bastante.

 

 

As pochetes e as cartucheiras são acessórios que trazem praticidade e organização. Geralmente têm duas ou três divisórias e ajudam quando é preciso levar os seus documentos, os documentos das crianças, os cartões, o dinheiro, o caderninho com as dicas de roteiro etc. As doleiras, aquelas bolsinhas bem fininhas que são usadas por baixo da roupa, também são um ótimo recurso.

 

 

Aliás, até durante o voo se recomenda o uso de doleiras. Leve seu dinheiro, seus cartões pré-pagos de moeda estrangeira e seu passaporte durante todo o período de deslocamento, principalmente se você estiver sozinho.

 

 

Sobre as doleiras, pochetes e cartucheiras, elas podem ser encontradas em lojas especializadas, em diferentes tamanhos, cores e modelos. Vale a pena investir, pela segurança.

 

 

Seja em uma caminhada pelo corredor da aeronave para esticar as pernas durantes as longas horas de voo, seja para ir ao banheiro, seus bens estarão resguardados. Por mais incômodo que possa parecer passar horas em um voo com uma bolsinha presa na sua cintura, certamente será muito mais seguro.

 

 

 

Fonte: www.queroviajarmais.com

Compartilhar:

Contato

Cadastre seu e-mail e receba promoções exclusivas!

Seu Telefone (obrigatório)