Os 5 benefícios que viajar traz para sua saúde e para sua vida

Não é de hoje que venho dizendo que viajar faz muito bem para saúde, para autoestima e para a alma. Conhecer culturas novas, ver novos lugares, novas pessoas, enfim, respirar novos ares.

Já escutei várias histórias, sobre o quanto viajar alterou a visão de mundo e ofereceu novas perspectivas sobre a vida. Mas quais seriam essas vantagens exatamente?

Fugir da Rotina

Creio que a primeira, e uma das principais razões de todos viajarem, seria para escapar um pouco da rotina. Muitas pessoas possuem rotinas, que grande parte das vezes é estressante e cansativa.

 

 

Faz bem para a saúde se afastar um pouco e desacelerar, não pensando em problemas ou se preocupando. Sair de férias para viajar ou reservar um feriado para isso, recarrega as baterias e proporciona momentos para o autoconhecimento.

Aumenta a criatividade

Viajar também aguça a criatividade. Isso porque, quando estamos presos em nossas rotinas diárias, a visão de mundo é muito reduzida, e quando viajamos, estamos em contato sempre com coisas novas. Seja um idioma novo, uma cultura que não é similar a sua ou experimentar sensações através da culinária, tudo isso pode aguçar sua mente e, você poderá voltar com inúmeras ideias novas.

Melhora sua adaptação para mudanças

O terceiro benefício, é adaptação para mudanças que eventualmente ocorrem na vida. Nada dura para sempre, tudo está em constante mudança. O contato com novas experiências de vida podem ajudar a abrir sua mente e auxiliar para que você esteja mais bem preparado, para quando mudanças acontecerem em sua vida.

Aumenta sua Autoestima e Autoconfiança

O quarto benefício para sua saúde é o desenvolvimento de maior autoconfiança e autoestima. Mesmo que você esteja planejando detalhadamente a sua viagem, é quase certo encontrar imprevistos. E conseguir superar esses percalços, é uma injeção de autoestima e confiança. Então, quando a vida te apresentar um problema, você já vai encará-lo de outra forma.

Desenvolvimento de Lembranças Positivas

O último, mas não menos importante benefício, é o desenvolvimento de memórias para a vida toda. Sim, criar memórias de uma viagem é importante, nos deixas mais felizes, logo sendo ótimo para o combate contra a depressão, por exemplo.

 

 

Mas, como o simples ato de viajar pode evitar uma doença tão séria? Enquanto você viaja e após a viagem, seu corpo produz diversos hormônios ligados à felicidade. São eles: Endorfina, um analgésico do corpo, promovendo maior união social e tolerância à dor.

 

 

A Serotonina, um dos principais combatentes contra a depressão, pode ser desencadeada no corpo quando você se expõe ao sol, e também com a prática exercícios.

 

 

A Dopamina, se manifesta quando se dá o primeiro passo em direção a um objetivo, por exemplo, a compra de uma passagem aérea. E pode ser observada também, quando a meta estabelecida é cumprida.

 

 

Por último temos a Oxitocina. Quando se realiza uma viagem, você desenvolve novos laços e conhece pessoas novas. Quando se começa a criar novos vínculos, este que é chamado de “hormônio dos vínculos emocionais” entra em cena. É chamado também de “hormônio do abraço”, pois quando criamos um laço com alguém, o abraço vem associado a ele. Abraçar é uma simples forma de conseguir que a Oxitocina seja aumentada.

 

Fonte: blog.viajemaispagandomenos.com.br

Compartilhar:

Contato

Cadastre seu e-mail e receba promoções exclusivas!

Seu Telefone (obrigatório)