Saiba como são criadas as Ilhas Artificiais de Dubai

Certamente muitas pessoas sabem que Dubai é um dos destinos mais incríveis e magníficos do mundo, bem como uma das opções mais atraentes para negócios de sucesso. É importante notar também que esta cidade é, de certa maneira, ‘sobrenatural’.

Quando uma pessoa chega lá, tem a impressão de que realmente entrou no futuro. Você poderia imaginar que, a princípio, este paraíso feito pelo homem na Terra era uma pequena vila de pescadores? Agora esta cidade é verdadeiramente o maior centro comercial, de entretenimento e turístico, não só local, mas também mundial!

 

 

Praticamente tudo em Dubai é criado para o máximo conforto e entretenimento de turistas e moradores locais, para que suas vidas pareçam uma grande extravagância 24 horas por dia, sete dias por semana! Não é de admirar que Dubai seja chamada de pérola do mundo árabe.

 

 

As ilhas artificiais de Dubai foram criadas afim de alavancar ainda mais o turismo da região e, para isso, foram levados em consideração para a construção de tais estruturas a força das ondas na região, as marés, os ventos e até mesmo os efeitos do aquecimento global. A areia dos quebra-mares foi revestida por um geotêxtil permeável que evita erosões.

 

 

A estrutura das ilhas foi fundada por um processo de dragagem. As dragas retiram a areia do fundo do mar e a depositam em camadas até que fosse atingida a altura ideal. As coordenadas tinham que ser minuciosamente calculadas e as dragas precisamente posicionadas para que o jato de areia atingisse o local correto. Por cima da areia foi colocada uma camada de pedras e duas camadas de rochas grandes (de até seis toneladas cada), que protegem a estrutura. Cada pedra foi colocada individualmente por um guindaste, e suas posições foram cuidadosamente calculadas por coordenadas de GPS, obtidas a partir de um satélite particular, garantindo o formato complexo das ilhas.

 

 

É difícil acreditar, mas Dubai nem sempre foi tão avançado. Apenas 50 anos atrás, era uma pequena cidade comercial construída na foz do rio.

 

 

Para evitar o fenômeno da liquefação, que poderia ser ocasionado caso a região fosse atingida por um terremoto, levando à completa destruição da ilha, ela precisou ser compactada. Para isso, antes que fossem construídas as casas, o solo teve que passar pelo processo de vibro-compactação. O processo consiste na perfuração do solo por sondas (mais de 200 mil buracos), as sondas liberam água com alta pressão e ar no solo e então a broca vibra, agitando o solo ao redor.

 

 

Um dos mais famosos complexos de ilhas artificiais é chamado The Palm, que significa “palmeira”. É a figura de uma tal árvore que essas ilhas formam, se você olhar para elas a partir de uma visão panorâmica.

 

 

Outro grande complexo de ilhas artificiais é o arquipélago The World. Esta é uma visão verdadeiramente espetacular – mais de 300 ilhas em massa que formam um mapa do mundo.

 

 

Fonte: https://gostariadeir.com.br/