Dicas de viagem para quem deseja ir para a Austrália

Dicas de viagem para quem deseja ir para a Austrália. Se você perguntar a um australiano se a Austrália é uma ilha ou um continente, ele talvez não saiba responder. Cercada de água por todos os lados, é grande demais para ser uma ilha; apenas um pouco menor do que o Brasil. A população australiana é escassa em proporção ao tamanho do país.

É um estranho país a Austrália, com quase toda a população e as cidades concentradas no litoral, como se dessem as costas àquilo que chamam de “Outback”, o sertão, imenso vazio ocupado por aborígenes, cangurus e dingos, os cães selvagens.

A Austrália tem um lado meio norte-americano: edifícios modernos, praias subtropicais no estilo de Miami, surfistas… Ao mesmo tempo, tem vários aspectos que se parecem mais com o estilo de vida inglês: os pubs, a vida cultural e um certo tradicionalismo, visível sobretudo em Melbourne e Adelaide. Mas, acima de tudo, os australianos são absolutamente australianos!

A Austrália é cortada bem no meio pelo Trópico de Capricórnio (que no Brasil passa ligeiramente ao norte de São Paulo).
O verão na Austrália é bom para ir à praia em todo o sul, onde nunca chove excessivamente. Já no noroeste, norte e nordeste do país, o calor pode incomodar, e de dezembro a março é a época de chuvas. Chover muito mesmo, só na região tropical nas proximidades de Darwin, ao norte do país. Não há na Austrália chuvas nem frio excessivos que atrapalhem a viagem mesmo no inverno. Ao sul de Sydney, no inverno faz um frio suportável. Apenas na pequena e bela Ilha da Tasmânia, bem ao sul e nas montanhas, onde as paisagens lembram as regiões alpinas européias, é que há neve e temperaturas muito baixas.

SYDNEY – temperaturas médias
Outono (abril): mínima 15ºC / máxima 22º
Inverno (julho): mínima 8ºC / máxima 16ºC
Primavera (outubro): mínima 13ºC / máxima 22ºC
Verão (janeiro): mínima 18ºC / máxima 26ºC

MELBOURNE – temperaturas médias
Outono (abril): mínima 11ºC / máxima 20º
Inverno (julho): mínima 6ºC / máxima 13ºC
Primavera (outubro): mínima 10ºC / máxima 19ºC
Verão (janeiro): mínima 14ºC / máxima 26ºC

Dicas

Se for percorrer o deserto, pense em levar galões sobressalentes de água e eventualmente de gasolina. Informe-se no escritório de turismo sobre as dificuldades de abastecimento.
– Os australianos costumam chamar bares comuns de “hotéis”. Se for pedir uma informação, especifique o que você quer para não ir parar num pub com suas malas.
– A Australian Tourist Comission em São Paulo (tel. 11 3849-6281) pode ajudar no planejamento de sua viagem.
– Come-se bem na Austrália sem gastar demais, e há todo tipo de restaurante, desde fast-foods, onde se pode comer por alguns dólares, até lugares bem sofisticados. Os menus oferecem peixes, frutos do mar e diversos tipos de carnes, inclusive exóticas como de canguru e de crocodilo.
– Os aborígenes são um povo antigo com uma cultura muito particular e não gostam de ser fotografados.
– Saiba que, para os aborígenes, Ayers Rock é um lugar sagrado. Um comportamento respeitoso é recomendado.

Principais atrações

Sydney – No sudeste do país é a maior e, para muitos, a mais interessante cidade do país, com vida noturna e cultural, boas praias e belas paisagens de montanha em seus arredores.

Queensland – Entre as atrações turísticas da Austrália na região nordeste do país, fica o Estado de Queensland, com clima subtropical e belas praias procuradas por banhistas, mergulhadores e surfistas.

A capital de Queensland é a cidade de Brisbane. Na parte setentrional do estado, perto de Cairns fica a Sun Shine Cost uma ótima base para excursões à Grande Barreira de Coral, uma das mais fascinantes atrações turísticas da Austrália.

Camberra – É a capital da Austrália, embora não seja exatamente uma cidade “turística” é bastante graciosa e agradável. Nas suas proximidades há belas regiões de montanha.

Melbourne –No Estado de Vitória é mais “british” do que Sydney, mais “séria” e que conserva imóveis de arquitetura tradicional de estilo inglês. Visita obrigatória para quem tem um pouco mais de tempo para visitar a Austrália.

Adelaide – Mais no sul, de clima temperado é talvez a mais tranquila das grandes cidades da Austrália. Nas cercanias de Adelaide fica uma importante região produtora de vinhos. Hoje, vinhos produzidos na Austrália são exportados para o mundo todo. Perto de Adelaide fica uma reserva de vida animal, a Kangaroo Island.

Alice Springs-  Na região central, não há cidades importantes: a única que merece uma menção é Alice Springs, muito menor do que as do litoral, já mencionadas. A maior parte do imenso território do centro da Austrália é composto apenas imensidões desérticas e semidesérticas.

Tasmânia – No extremo sul da Austrália, de clima bem mais rio e belas paisagens de clima temperado, fica a Tasmânia, terra do mal-humorado “diabo da Tasmânia”, animal popularizado nos desenhos animados.

 

Fonte: http://manualdoturista.com.br/