Fiji: Conhecendo um pouco mais sobre o país e suas ilhas

Com mais de 1666 km de praias de areias brancas desertas e paradisíacas, Fiji é um daqueles paraísos tropicais que quando você vê numa foto, fica sonhando com as próximas férias. Sinceramente falando, até muito pouco tempo atrás, jamais passava em nossas cabeças um dia visitar as ilhas Fiji.

Localizado na Oceania numa região também conhecida como Melanésia, o arquipélago de Fiji é formado por nada mais nada menos que 333 ilhas de origem vulcânica banhadas pelas cristalinas águas do pacífico sul.

Tradicionalmente conhecidas como um destino de férias bastante popular entre australianos e neozelandeses (principalmente durante os meses de inverno no hemisfério sul), as ilhas Fiji são também um destino muito cobiçado por casais em lua de mel e pessoas que curtem praias desertas, ilhas paradisíacassnorkelling, mergulho, surf e outras atividades ao ar livre.

Com uma área juridiscional de aproximadamente 709.660 Km2, o equivalente quase ao tamanho da França. As ilhas Fiji tem apenas cerca de 10%  de sua área em “terra firme”, os outros 90 % é mar. Com uma população total de aproximadamente 850 mil habitantes, cerca de 70% dos fijianos vivem na maior ilha do arquipélago, Viti Levu. Ilha onde está a capital Suva e Nadi, onde encontramos o principal aeroporto internacional do país (NAN).

Com uma economia baseada no extrativismo, produção de alguns produtos agrícolas e no turismo. Fiji depende diretamente deste último, como a principal fonte de divisas ao país. E apesar de contar 333 ilhas, apenas 105 delas são habitadas e cerca de pouco mais de 1/5 delas exploradas turisticamente. Sendo que mais de 95% dos turistas estrangeiros que visitam o país conhecem apenasViti Levu, Mamanuca Islands e Yasawa Islands.

Viti Levu

É a maior, mais importante e economicamente desenvolvida ilha do país. É em Viti Levu que está localizada a capital do país, Suva. E é onde também está localizado o maior e mais importante aeroporto de Fiji, Nadi. (Pronuncia-se Nandi NAN=IATA Code).

Além disso, é na ilha de Viti Levu, onde também está localizada algumas das mais populares áreas turísticas do país como Denarau Island, Sun Coast, Coral Coast e Pacific Harbour.

Com diferentes tipos e preços de acomodação em cada uma das áreas mencionadas acima, Viti Levu certamente será sua porta de entrada e de saída em sua visita às ilhas Fiji.

Mamanuca Islands

Um arquipélago com aproximadamente 20 pequenas ilhotas paradisíacas localizadas a oeste de Viti Levu e que são conectadas por inter-island ferry operado pela South Sea Cruises que parte diariamente de Port Denarau em Denarau Island em Viti Levu Island. Tecnicamente as ilhas mais fáceis de se visitar a partir de Viti Levu.

Yasawas Islands

Conjunto de ilhas localizadas na porção noroeste do país, logo acima das Mamanucas e que são conectadas por serviço de ferry operado pela Awesome Adventures Fiji e que também parte de Port Denarau em Denarau Island em Viti Levu Island.

De tudo que visitamos em Fiji, as ilhas Yasawas foram as ilhas/paisagens mais marcantes da viagem. Além de paisagens deslumbrantes, a visibilidade debaixo de água e diversidade de peixes no snorkel foram uma das coisas que mais nos impressionaram em Fiji.

E mesmo com uma infra estrutura turística não tão bem desenvolvida como em Viti Levu e Mamanuca Islands, este é o cantinho de Fiji, que se tivermos oportunidade de voltar um dia, é onde vamos querer explorar, digo relaxar um pouco mais.

Vanua Levu

Segunda maior ilha do arquipélago e cercada por outras várias ilhotas ao norte. Conectada por vôos a partir de Nadi

Considerada a sede da indústria canavieira de Fiji, Vanua Levu tem como uma das principais atrações turísticas a Natewa Bay, uma baía famosa pelos seus golfinhos e excelentes pontos de snorkeling e mergulho.

Taveuni

Quarta maior ilha de Fiji e que é cortada praticamente ao meio pelo meridiano 180. Teoricamente nesta ilha você poderia colocar um pé no ontem e outro no hoje, ou um no hoje e o outro no amanhã. Claro que tudo isso depende do ponto referência no tempo que você está adotando. Mas é ou não é um barato?!

Porém, para fins administrativos, Fiji como um todo tem apenas 1 fuso horário (GMT+12). Ou seja, Fiji é ao lado da Nova Zelândia um dos primeiros países do mundo a dar boas vindas ao novo dia/ano novo.

Conectada por vôos diários a partir de Nadi (Viti Levu) e Savusavu (Vanua Levu) e 3 x por semana de Labasa (Vanua Levu). Ou ainda por  um ferry que opera 4 x por semana para Suva (Viti Levu) via Koro (Lomaitivi Islands) ou Savusavu (Vanua Levu).

Taveuni é também conhecida como ilha jardim. Particularmente famosa por seus pontos de mergulho como Eel Reef & Great White Wall (que ganha este nome pelo fato de ser coberto por corais moles de cor branca) no Waitabu Marine Park, a ilha é também um verdadeiro paraíso para Birdwatchers. No Baouma National Heritage Park, existem mais de 100 espécies endêmicas de flora e fauna, uma das maiores taxas de endemismo presentes na região.

Kadavu

Ilha cercada por recifes de corais e pequenas ilhotas, Kadavu Islands está localizada ao sul de Viti Levu Island. Conectadas por vôos diários a partir de Nadi e Nausori (Arredores de Suva) ou por um overnight ferry que parte de Walu Bay em Suva todas as terças feiras e volta a partir de Kavala Bay em Vunisea (principal cidade de Kadavu) no dia seguinte (quarta-feira) às 14:00. (Viagem de ferry não é muito recomendada).

No século XIX, Kadavu Island, era um proeminente pólo da indústria baleeira de Fiji. Hoje, Kadavu é famosa por seus excelentes recifes de corais e mergulhos e snorkels. O mais famoso deles, é o Great Astrolabe Reef, um dos maiores e mais bem conservados recifes de corais moles do mundo.

Lomaiviti Islands

Arquipélago localizado entre entre Viti Levu e Lau Islands. Conectadas a Viti Levu, Vanua Levu e Kadavu Islands por avião com a Northern Air Fiji.

No passado, a região era o coração da Fiji Colonial. Tanto que a cidade portuária de Levuka foi recentemente tombada como patrimônio mundial da humanidade. Além de excelentes points para mergulho e snorkelling, a região é famosa pela pesca esportiva.

 

Fonte: www.fotosedestinos.com